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Currículo 2004   Saiba mais
   

 

As mudanças curriculares iniciadas em 2003, nos dois cursos, fazem parte do Projeto Famema século XXI que visa a produção de conhecimento baseada no modelo de vigilância à saúde, a partir da prática e reflexão sobre ela, buscando a transformação da prática profissional e da formação de profissionais de saúde, dos processos de trabalho e da qualidade de vida e de saúde das pessoas e da população.

Os Cursos de Medicina e Enfermagem apresentam essas inovações em parceria, respeitadas as especificidades e necessidades particulares de cada carreira.

Num currículo orientado por competência, a seleção de conteúdos, atividades de ensino-aprendizagem e cenários de prática e de desenvolvimento de atributos passam a estar articulados e integrados, no sentido da construção do conhecimento e outras capacidades.

A Unidade de Prática Profissional - UPP representa o início do desenvolvimento do currículo orientado por competência, na nossa escola. Iniciada em 2003, abriu o caminho para o desenvolvimento de competência, reflexão a partir da prática e integração das unidades educacionais. A adequação da unidade nos aspectos filosóficos, ideológicos e pedagógicos e a potência das estratégias utilizadas para permitir o desenvolvimento da prática profissional foram positivamente reconhecidas por estudantes e docentes envolvidos, apesar das limitações e dificuldades iniciais para o desenvolvimento pleno dessa proposta.

A participação da Secretaria Municipal de Higiene e Saúde do município de Marília é fundamental para o desenvolvimento da UPP e do currículo como um todo. Essa parceria, construída ao longo das décadas de 80 e 90, representa, atualmente, um dos principais eixos na transformação da educação de profissionais de saúde e do cuidado às necessidades de saúde das pessoas. Além da inserção de estudantes e docentes na rede de serviços de saúde municipais, os profissionais da Secretaria também participam da elaboração e execução das unidades educacionais dos dois cursos, integrando o ensino e o trabalho em saúde.

A estrutura curricular dos cursos de graduação da Famema é anual (seriada) e estará sendo progressivamente reorganizada em duas unidades educacionais longitudinais complementares: as unidades sistematizadas e as unidades de prática profissional, além de unidades educacionais eletivas a partir da 2ª série.

Tanto as unidades educacionais sistematizadas como as de prática profissional estão fundamentadas em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, centradas no estudante e baseadas na comunidade. O processo educacional considera o conhecimento e experiências prévias, estimula a aprendizagem auto-dirigida, a busca e análise crítica de informações, a construção de novos saberes e o trabalho em grupo. Distinguem-se pelo grau de sistematização e controle das atividades educacionais e pela utilização de situações reais ou simuladas e, conseqüentemente, diferentes cenários de ensino-aprendizagem.

Em 2004 a primeira série dos dois cursos passa a ser formada por duas unidades educacionais longitudinais complementares: a Unidade de Prática Profissional 1 e a Unidade sistematizada Necessidades de Saúde.

A segunda série dos dois cursos desenvolverá em 2004 a unidade de Prática e Profissional 2 e as unidades sistematizadas de cada curso, porém com um planejamento mais articulado entre os cursos e entre essas e a UPP.

Visando apoiar o desenvolvimento dos desempenhos dos estudantes e articular os trabalhos da UPP e das unidades sistematizadas dos dois cursos, foi criado o Laboratório de Prática Profissional (LPP) como um recurso educacional da Unidade de Prática Profissional da 2ª série.

O objetivo do Laboratório de Prática Profissional é o de apoiar o desenvolvimento de capacidades afetivas, psicomotoras e cognitivas, segundo grau de autonomia e domínio esperados para estudantes da 2ª série dos cursos de medicina e enfermagem, visando à realização qualificada de tarefas que compõem os desempenhos da sub-área de competência de cuidado às necessidades de saúde das pessoas em situações simuladas.



Dados fornecidos pela Unidade de Educação em Ciências da Saúde
Última modificação: 30/03/2004


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