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Faculdade de Medicina
de Marília

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Projeto Educacional Famema

Em consonância com as tendências mais proeminentes em atenção à saúde e em educação de profissionais de saúde que apontam a necessidade de mudanças na organização curricular, na metodologia do processo de ensino-aprendizagem e no próprio enfoque das questões de saúde, a Faculdade de Medicina de Marília iniciou novos projetos educacionais para os cursos de Medicina e Enfermagem, respectivamente em 1997 e 1998.



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O currículo reflete determinados referenciais filosóficos, psicológicos e socio-culturais, que norteiam a construção dos objetivos educacionais, a seleção dos conteúdos a serem estudados e os desempenhos a serem desenvolvidos para garantir a certificação de competência para o exercício profissional. Dessa forma, o currículo do curso de Medicina passou a ser centrado no estudante, baseado em problemas e orientado à comunidade e o do curso de Enfermagem adotou um currículo integrado.
Os conceitos sobre currículo centrado no estudante e baseado em problemas se completam quando se toma por referência as idéias originais de Barrows e Tamblyn¹ (1980), que apontam a direção do processo ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da capacidade do estudante de construir ativamente seu conhecimento, considerando seus conhecimentos prévios e o estímulo proporcionado pelos problemas de saúde-doença selecionados para o estudo. A aprendizagem baseada em problemas, realizada em pequenos grupos, se conecta integralmente com a formulação de questões de aprendizagem pelos estudantes, segundo suas próprias necessidades de aprendizagem.
O currículo de Marília, para o curso médico, também focaliza a ampliação do modelo biomédico por meio da inclusão das dimensões psicológica e social na compreensão do processo saúde-doença e na formulação do plano de cuidados para os pacientes.
A orientação à comunidade refere-se não somente à utilização dos problemas prevalentes e relevantes como base para a aprendizagem dos estudantes, mas também à parceria da escola com a sociedade na busca da resolução dos problemas de saúde e da melhoria do cuidado prestado à essa comunidade.
O currículo integrado do Curso de Enfermagem passou a trabalhar com a integração da teoria/prática e do trabalho/aprendizagem. A metodologia Problematizadora foi escolhida como facilitadora do processo ensino-aprendizagem nesse contexto, visando a construção do conhecimento a partir da ação-reflexão-ação. A participação do estudante nesse processo de formação é ativa e crítica, num exercício contínuo de análise, interpretação e síntese dos conteúdos e desempenhos a serem desenvolvidos.
As inovações introduzidas vêm sendo continuamente avaliadas e permitiram a construção de um processo contínuo de desenvolvimento curricular.

Projeto Famema Século XXI

O Projeto Famema século XXI representa todas as conquistas efetivadas com os Projetos UNI e Famema 2000 e incorpora inovações originadas na avaliação de programa e na capacidade de buscar criativamente recursos para superar as limitações encontradas. A participação de representantes de docentes, estudantes, profissionais de saúde e comunidade na elaboração desse projeto ampliou a validade e relevância das propostas. Esse projeto também conta com fontes externas de financiamento, embora de origens diferentes para cada um dos cursos.

¹Barrows HS, Tamblyn RM. Problem-based learning. New York: Springer Press; 1980.



Dados fornecidos pelo Curso de Medicina
Última modificação: 30/03/2004

 
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