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Faculdade de Medicina
de Marília

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O método de ensino-aprendizagem
O currículo do curso de Medicina

 

O currículo do curso de medicina centrado no estudante, baseado em problemas e orientado à comunidade vinha sendo organizado, desde 1997, segundo unidades educacionais, que integram conteúdos de diversas disciplinas (unidades verticais) e trabalham o desenvolvimento de habilidades profissionais e a inserção do estudante nos serviços de saúde, a partir da 1ª série (unidades horizontais).

A abordagem dos conteúdos das unidades ocorre em pequenos grupos, sendo facilitada por um docente (tutor/instrutor). Nas unidades verticais são utilizados problemas ou situações de saúde que permitem a exploração do conhecimento prévio dos estudantes, o desenvolvimento do raciocínio clínico e epidemiológico, a formulação de hipóteses, a busca e análise crítica do conhecimento necessário para a melhor explicar o problema e a formulação de planos de cuidado para situações individuais e coletivas.

Nas unidades horizontais (Interação Comunitária e Habilidades Profissionais) os estudantes desenvolvem habilidades a partir do contato supervisionado com pacientes, famílias e comunidade.

Os estudantes são estimulados a trabalhar cooperativamente nos pequenos grupos, a reconhecer necessidades de aprendizagem e a utilizarem recursos para provê-las ao longo de sua formação e da vida. Requer, de todos os estudantes, uma postura ativa, responsável, ética e colaborativa.

A prática de avaliação objetiva incluir na rotina do trabalho educacional a capacidade de fazer e receber críticas e a de aproveitar as avaliações para a melhoria contínua dos desempenhos, das relações, das unidades e do curso.

Diversas análises sobre o desenvolvimento do currículo possibilitaram a identificação de limites e potencialidades da organização curricular que estávamos desenvolvendo. Assim, foram definidas mudanças que imprimissem uma maior articulação e integração de disciplinas e dimensões (psicológica, biológica e social), maior integração teórico/prática e uma qualificação da avaliação orientada às aprendizagens.

Essa proposição começou a ser desenvolvida em 2003, em parceria com o curso de enfermagem, com a criação da Unidade de Prática Profissional na 1ª série. A coorte que inicia o curso de medicina em 2004 tem seu currículo orientado por competência, e, em todas as demais séries foram inseridas estratégias e recursos que, de alguma forma, permitem uma maior aproximação a essa nova orientação, com integração teórico/prática, centrado no estudante e voltado à comunidade (aprendizagem significativa).


Estrutura Curricular - Curso de Medicina
As unidades de ensino
O internato (Manual do internato)



 



Dados fornecidos pelo Curso de Medicina
Última modificação: 30/03/2004


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