Famema
  Ensino-Aprendizagem
  Atenção à Saúde
  Recursos Educacionais
  Homenagens
  Contatos
 
Faculdade de Medicina
de Marília

Av. Monte Carmelo, 800
CEP 17519-030
Marília - S.P.
Tel. 0800 777 1744
PABX (14) 3402-1744
Fax. (14) 3413-2594


Você está aqui: Home > Unidade de Epidemiologia Clínica
Para ler os documentos no formato PDF:
  Saiba mais



Unidade de Epidemiologia Clínica da FAMEMA.
Medicina Baseada em Evidências e Avaliação de Tecnologias em Saúde
 

Informações Sobre a Unidade

Organizada em 1997, a Unidade de Epidemiologia Clínica (UEC), atuou para introduzir na FAMEMA ferramentas epidemiológicas, visando acelerar o desenvolvimento de pesquisas clínicas de boa qualidade, assim como, instrumentalizar o corpo docente e discente para avaliação crítica da informação em saúde, em face às demandas do novo modelo ativo de ensino-aprendizagem, o Aprendizado Baseado em Problemas.
A UEC foi formada com apóio do INCLEN (International Clinical Epidemiological Network), organização fundada em 1980, financiada pela Fundação Rockfeller, que a partir de 1988 se tornou uma organização independente, sem fins lucrativos, na forma de Truste. O INCLEN truste (http://www.inclentrust.org/InclenNews.htm) é uma rede mundial, de cerca de 1.200 cientistas nas áreas de Epidemiologia Clínica, Bioestatística, Economia em Saúde e Ciências Sociais, atuando em 78 UECs e 19 Centros de Treinamento e Pesquisas (CRTs) em 39 países. O objetivo do INCLEN-Truste é melhorar a equidade, eficiência e qualidade do cuidado à saúde através de educação, produção e aplicação da melhor evidência à prática. A UEC da FAMEMA mantém-se vinculada ao INCLEN e ao LatinClen (Red Latinoamericana de Epidemiología Clínica ), organização regional que congrega cientistas latino americanos.
Paulatinamente, a Unidade foi incorporando outras capacitações e hoje desenvolve pesquisas na área de Medicina Baseada em Evidências (MBE), através da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), Tradução do conhecimento para a prática (knowledge translation), além de Educação Médica, Liderança e Gestão, Segurança dos Pacientes e Avaliação da Qualidade da Assistência. Seus membros são revisores junto à Colaboração Cochrane, desenvolvendo vários projetos com a participação de pesquisadores de vários países.

 
Unidade de Epidemiologia Clínica
Última modificação: 21/10/2008
 
Voltar
 
-
Este site é melhor visualizado com resolução 800 x 600 ou superior
Copyright - 2003-2012 – Famema - Marilia-SP – Todos os direitos reservados - atualizado pelo NTI