Famema
  Ensino-Aprendizagem
  Atenção à Saúde
  Recursos Educacionais
  Homenagens
  Contatos
 
Faculdade de Medicina
de Marília

Av. Monte Carmelo, 800
CEP 17519-030
Marília - S.P.
Tel. 0800 777 1744
PABX (14) 3402-1744
Fax. (14) 3413-2594


Você está aqui: Home > Notícias

 
 
  Docentes da Famema participam do livro “Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina”
   26/11/2012 - 14h00min

Os docentes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Cleber José Mazzoni e Magali Aparecida Alves de Moraes participam do livro “Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina”, lançado recentemente pela Editora Atheneu. A obra tem 336 páginas e é dividida em 28 capítulos.

O conteúdo deste livro visa atingir particularmente os professores dos cursos de graduação em Medicina, que atuam no ensino de habilidades clínicas e queiram ou necessitem expandir seu conhecimento sobre princípios e métodos da sua avaliação.

Docente da disciplina de Semiologia da Faculdade de Medicina de Marília, o médico Cleber José Mazzoni é mestre em educação na área de saúde e coordenador da unidade de prática profissional da 4ª série do curso de medicina da Famema. A Professora Dra. Magali Aparecida Alves de Moraes é docente da disciplina de Psicologia dos cursos de Medicina e de Enfermagem da Famema. Também é coordenadora do curso de especialização em psicoterapias de orientação psicanalítica. Os docentes da Famema participam do capítulo 26 com o título “Experiências com OSCE na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)”.

No planejamento deste livro, procurou-se identificar professores de diferentes escolas médicas, das várias regiões do país, que têm domínio reconhecido dos tópicos dos vários capítulos e que, em suas instituições, vêm adquirindo experiência acumulada.

A avaliação prática das habilidades clínicas do estudante de Medicina e do médico é uma das atividades mais importantes dentro do processo formativo dos profissionais da saúde. No contexto educacional, esta avaliação tem como finalidade não só a obtenção de informações sobre o domínio destas habilidades, para fins de tomada de decisões, como as ligadas à aprovação escolar e à seleção para determinadas posições, mas sobretudo, o seu uso para a formação, propriamente dita, mediada pela correção de deficiências e reforço dos pontos fortes do desempenho (avaliação formativa).

Os autores e organizadores do livro esperam que a obra sirva de leitura inspiradora e de fonte de conhecimento para professores e estudantes, cuja aplicação possa contribuir para o aperfeiçoamento da formação de médicos e de outros profissionais da área da saúde.



Assessoria de Imprensa
Jornalista Carlos Cesar (Mtb. 32.550)
(14) 3402-1819

 

 
 
Este site é melhor visualizado com resolução 800 x 600 ou superior
Copyright - 2003-2012 – Famema - Marilia-SP – Todos os direitos reservados - atualizado pelo NTI